
Oiiii meus amigos,
Infelizmente vou ter que dar um sumiço de novo.
Estou trabalhando em uma quermesse perto de casa, e estou com tempo zero...
Mas será por pouco tempo... final de semana estarei aqui de novo!!!
Hoje resolvi pesquisar a origem das quermesses... Quem nunca foi numa quermesse antes???
Pra falar a verdade, quando morava na minha terrinha maravilhosa (Salvador) nunca tinha escutado falar de quermesse antes, rsrsrsrs... Acho que lá não tem essas festas.
Porém aqui... em Uberaba, é uma tradição muito forte, todas as igrejas fazem essas festas...
E sempre vai muita gente, de todas as religiões... Antigamente, que era considerado uma festa meramente religiosa, onde o principal intuito era arrecadar dinheiro para melhorias na própria igreja, hoje em dia, significa bem mais que isso... Mas pra falar a verdade, não sei realmente qual o principal objetivo dessas festas...
Mas as pessoas consideram que além de ajudar a igreja, elas se divertem pra caramba...
O que vale realmente é a intenção, não é mesmo? E quem aí não gosta de um BINGO ???
Pesquise no "segundo pai dos burros", sobre as QUERMESSES:
"No Brasil, quermesses são festas realizadas em diversas épocas, de acordo com cada paróquia e são compostas por manifestações e quitutes típicos de cada região como barracas de sorteios, jogos com prêmios, bebidas e típica comida caipira como: milho verde cozido, salsicha, espetinhos assados, pamonha, vinho quente, bolinho caipira, o popular quentão entre outros.
O termo "quermesse" á derivado da palavra kerkmesse, da língua flamenca, que em francês passou a ser kermesse, de onde se originou o termo em português. Sua origem está ligada a religião católica. Era a festa do santo padroeiro da paróquia ou aniversário da igreja.
Com o tempo essas festas foram perdendo o cunho religioso e no final da Idade Média estavam sendo considerada como atentados aos bons costumes. A discussão chegou a tal ponto que no século XVI, o rei da França Carlos V proibiu a realização de festas que durassem mais de um dia, impondo severas penas àqueles que transgredissem esse regulamento. Porém esse édito de 1531 não demorou a ser esquecido e as quermesses novamente passaram a ser realizadas.
Atualmente em algumas regiões da Europa, como Mons e Antuérpia na Bélgica, ainda se realizam grandes procissões ligadas a esses festejos."
(Fonte: Wikipédia)
* Obs.: Quem está acostumado a ler minhas mensagens aos sábados no blog Um amor pra recordar, peço desculpas... Ontem não deu tempo, mas sábado que vem estamos lá, firme e forte!!!
Beijos e bom início de semana pra todos!!!
7 opiniões:
Hum...
Bom saber...
Um pouco de informação nunca é demais não é??
;)
Bjos
boa quermesse
beijos
Oiiiiiiiiiiiiiiii Adoro bingos de quermesse kkkkk
Mas nunca ganho nada! snifff
bjinhos
Olá Érica, adoro uma quermesse na igreja perto de minha casa aqui em BH tem várias. Rende um bom dinheiro que é empregado em assistência social. Vou a todas.
Um abraço
Boa tarde Érica Toledo.
Apesar da demora, aqui estou a cumprir uma jura que fiz ao visitar o blog da “Afrodite” e ter tido o deleite de conhecer
um pouquinho sobre você através do post de nossa amiga Luciana.
Aqui, já vislumbro seu jeito de ser com maiores detalhes e posso
afirmar que você tem a graça, a beleza, a inteligência e a juventude exuberante em pleno crescimento.
Há! Tudo são flores, sim, pois você é uma delas com certeza.
Bem, espero que já tenha encerrado os festejos com quermesse e possa voltar aos seus post aqui no seu “Felicidade à Vista”.
Bingo, apesar de um pouco teimosa você é 10.
Nossos caminhos se cruzam em cada
esquina da vida... Que nesses encontros que chamamos de acaso, possamos não perder as oportunidades que Deus nos dá para
reconciliarmo-nos com nossos irmãos de jornada.
Desejo uma terça feira luminosa para você.
Beijos.
Gosto disso...
Mas nunca ganho nadaaaaaaaaa!
HuHAUAAUAHahauahaaau!
xD
Um beijão!
Érica
Tem um selo te esperando no meu bloguinho.
Quando puder, dê uma passada lá, tá bom?
Um beijo!
Jorge
Postar um comentário